O Retiro | Retiro de Armação SRF

Cadastre-se na nossa lista de e-mail e receba nossas novidades

Self-Realization Fellowship | Retiro de Armação | Penha - SC - Brasil

© 2019

  • Instagram
  • Wix Facebook page

Situado na praia de Armação, na cidade de Penha, Santa Catarina (Brasil), em um local tranquilo à beira-mar, o Retiro de Armação da Self-Realization Fellowship oferece as condições ideais para meditação longa e profunda, silêncio, introspecção e renovação espiritual.

O Retiro de Armação

Seja bem vindo

O Retiro de Armação da Self-Realization Fellowship está aberto para quem busca renovação espiritual e deseja deixar para trás as pressões da vida diária – mesmo que somente por alguns dias – para aprofundar sua percepção de Deus.

A programação diária do Retiro proporciona, nas palavras de Paramahansa Yogananda, “um dínamo de silêncio a que se possa ir para a exclusiva finalidade de ser recarregado pelo Infinito”. O Retiro lhe dará a oportunidade de vivenciar a experiência do silêncio (interior e exterior) e deixar de lado as conversas casuais com os demais a fim de que você possa conversar interiormente com Deus.

História do Retiro

O primeiro Retiro da SRF foi construído junto ao oceano, em Encinitas, nos Estados Unidos, e marcou uma nova fase na vida de Paramahansa Yogananda e de sua organização mundial. Depois de retornar da Índia em 1936, Paramahansaji percebeu que era a hora de se retirar parcialmente das multidões e de suas palestras públicas para trabalhar em seus escritos, os quais permitiriam que a mensagem da Kriya Yoga alcançasse mais almas. No belo eremitério que o esperava em Encinitas, Califórnia, o Guru encontrou o local ideal para passar mais tempo em reclusão e em comunhão com Deus. Para dividir as bênçãos recebidas nesta atmosfera sagrada, abriu-se espaço para que buscadores da Verdade também pudessem receber os benefícios de um retiro espiritual.
 
Em 2006, setenta anos após Yogananda ter sido presenteado com o Eremitério de Encinitas, a Self-Realization Fellowship recebeu a doação do Retiro de Armação, em Penha, SC, Brasil, aceitando esta propriedade como seu segundo “retiro junto ao oceano” e o primeiro retiro oficial na América Latina.

Atividades

As atividades do Retiro incluem meditações em grupo, prática dos Exercícios de Energização da SRF, apresentação de vídeos de palestras de monges e monjas da SRF e kirtans (reuniões para cantar cânticos devocionais com o acompanhamento de
instrumentos indianos tradicionais). Dentro da programação, há também tempo livre para relaxar e desfrutar da presença de Deus na beleza natural do Retiro, que está em localização privilegiada, cercado de árvores e à beira-mar. Livros e CDs da Self-Realization Fellowship estão disponíveis para serem estudados e ouvidos individualmente. Além disso, a capela do Retiro está sempre aberta para a meditação individual.

Exemplo de programação de um retiro conduzido

06:00

Despertar e meditação individual

07:50

Café da manhã

08:20

Tempo livre

19:00

Jantar

10:00

Exercícios de Energização e Meditação Longa

12:00

Almoço

13:30

Tempo livre

17:30

Exercícios de Energização e Meditação

21:30

Fechamento da Sede

* Esta é uma programação típica para o sábado. A programação das atividades podem sofrer mudanças dependendo do tipo de retiro e do dia. Você pode encontrar a programação de cada retiro na página de inscrições de cada retiro.

16:00

Atividade opcional: vídeo palestra SRF ou caminhada na praia

Tipos de retiros

Retiros conduzidos

Retiros conduzidos ocorrem, em geral, uma vez por mês, em finais de semana definidos ao longo do ano (consulte a programação aqui). Esta é uma oportunidade de aprofundar seus esforços na senda espiritual na companhia de outras pessoas que estão na mesma busca. Há uma programação de atividades especialmente delineada para propiciar descanso, inspiração, renovação espiritual e introspecção. Esses retiros são conduzidos voluntariamente por membros da Self-Realization Fellowship e, durante todo período, os participantes mantêm silêncio. Dentro da programação, há também tempo livre para relaxar e desfrutar da presença de Deus na beleza natural do Retiro de Armação.

Meditação

Inspiração

Renovação Espiritual 

Introspecção

Retiros conduzidos por monges

Anualmente, os monges ou monjas da Ordem Monástica da Self-Realization Fellowship vêm ao Retiro de Armação para conduzir retiros de final de semana. São oportunidades únicas para comungar com Deus e aprofundar a compreensão dos ensinamentos de Paramahansa Yogananda. O programa inclui meditações, aulas sobre os ensinamentos e revisão das técnicas de meditação conduzidas pelos monges.

Palestra Inicial - gratuita e aberta ao público

Aulas de revisão das técnicas de meditação da SRF

Meditação longa com kirtan

Confraternização

Casamentos e Batizados*

Aconselhamento com os monges*

* Sujeito a mudanças

Retiros de Pais e Filhos

Paramahansa Yogananda dedicou sua vida não apenas à elevação espiritual de adultos, mas também de crianças e jovens. Ele sempre estava interessado em uma educação que abrangesse todos os aspectos da vida. Por isso, duas vezes por ano (nos períodos de férias escolares), oferecemos dois programas adicionais, conhecidos como Retiros de Pais e Filhos. Um deles é voltado às crianças; e outro, aos adolescentes.

Neles, os participantes têm a oportunidade de aprender e praticar os ensinamentos de Paramahansaji. São propostas diversas atividades como meditação, teatro, passeios na natureza, cantos devocionais, contação de histórias espirituais, entre outras – todas com o propósito de desenvolver o relacionamento pessoal com Deus, enquanto fortalecem laços de amizade com seus pais e outras crianças em um ambiente espiritual. Naturalmente, o silêncio, normalmente sugerido nos outros tipos de retiro, não é necessário durante esses programas.

Retiro de Jovens Adultos

Os Retiros de Jovens Adultos da Self-Realization Fellowship são levemente diferentes em sua programação dos demais retiros oferecidos pelo Retiro de Armação da SRF. Apesar de propiciar igualmente uma oportunidade de introspecção, também abrem espaço para interação, trocas e construção de laços de amizade com outras almas que buscam a Verdade.

 

Portanto, nestes Retiros há atividades como kirtan (música devocional), passeios na natureza, diálogos sobre os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, assim como meditação e introspecção. Dessa forma, paira no ar uma atmosfera de espiritualidade, alegria, leveza e amizade divina.
 
“A relação espiritual entre as almas que estão unidas em sua busca de Deus é mais forte e cria maior vínculo do que qualquer outro relacionamento. Cada pessoa nasce em determinada família apenas pelo decurso de uma vida, mas aquele que estabelece um vínculo espiritual com almas afins trilhará com elas o caminho para Deus durante muitas vidas.” (Paramahansa Yogananda)

Serviços Comemorativos e Meditações Longas em homenagem aos Mestres

Eventualmente, de acordo com o calendário da SRF, são realizados Serviços Comemorativos e Meditações Longas em homenagem aos Mestres da linhagem da SRF. Estes eventos são divulgados previamente por e-mail e redes sociais, e também na programação do site.

Retiros individuais

O Retiro oferece a oportunidade de retiros individuais para devotos e membros da SRF em determinados períodos do ano. Esta é uma ocasião de interiorização e silêncio. Nesses períodos, há devotos voluntários que conduzem meditações diárias e também há a exibição de vídeos com palestras de monges sobre os ensinamentos de Paramahansa Yogananda.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail:
retiroarmacao@gmail.com

É importante observar que:

Ainda que não seja necessário ser membro da SRF para participar dos retiros, é importante que o participante esteja familiarizado com as lições de Paramahansa Yogananda. Para mais informações, indicamos a leitura do livro “Autobiografia de um Iogue”, por Paramahansa Yogananda.