Header Image

“Você poderá se surpreender com o que a reclusão com Deus fará por sua mente, corpo e alma... Através dos portais do silêncio o sol curativo da sabedoria e da paz brilhará sobre você”
       Paramahansa Yogananda

 
Início
Bem-vindo ao Retiro de Armação!

Image“A Autorrealização é o conhecimento – percebido em corpo, mente e alma – de que somos um com a onipresença de Deus, de que não precisamos orar para que ela venha a nós, de que não estamos, meramente, sempre próximos dela, mas de que a onipresença de Deus é nossa própria onipresença, de que somos parte Dele agora, tal qual haveremos sempre de ser. Só o que precisamos é aperfeiçoar nosso conhecimento.”

Paramahansa Yogananda

 

Seja bem-vindo!

Situado em Armação-Penha, Santa Catarina, em um local tranquilo, à beira-mar, o Retiro de Armação da Self-Realization Fellowship oferece as condições ideais para meditação profunda e longa, silêncio, introspecção e renovação espiritual.

 

O que é a Self-Realization Fellowship?

O Retiro de Armação é parte da Self-Realization Fellowship, organização religiosa mundial, com Sede Central em Los Angeles, Califórnia, fundada por Paramahansa Yogananda em 1920 para propagar os ensinamentos universais da Kriya Yoga, uma ciência espiritual sagrada originada há milênios na Índia. Seus ensinamentos não sectários incluem uma filosofia e modo de vida para alcançar sucesso e bem-estar completos, assim como técnicas científicas de meditação para atingir o objetivo derradeiro da vida – união da alma com o Espírito (Deus). 

ImagePor quase cem anos a Self-Realization Fellowship tem se dedicado a preservar e propagar a obra espiritual e humanitária de seu fundador, Paramahansa Yogananda, amplamente reverenciado como o pai da Yoga no Ocidente e autor do livro Autobiografia de um Iogue, que desde sua publicação em 1946 tem apresentado a milhões de buscadores da verdade em todo o mundo a antiga filosofia indiana da Yoga e sua venerável tradição de meditação. 

Os ensinamentos de Paramahansa Yogananda estão disponíveis em vários livros em português e nas Lições da Self-Realization Fellowship — uma série de estudos que oferece instrução nas técnicas de meditação da ciência da Kriya Yoga bem como nos vários outros aspectos de uma vida espiritual equilibrada ensinados por Yogananda. A série de Lições completa está disponível em inglês e espanhol. Em português, há Lições ensinando as técnicas de meditação principais da Self-Realization Fellowship. (Para maiores informações sobre as Lições da SRF, clique aqui. Como parte de uma vida saudável – o desenvolvimento de corpo, mente e alma – Paramahansa Yogananda recomendava períodos regulares de isolamento e retiro, quando o devoto poderia se renovar espiritualmente e deixar para trás as pressões da vida diária – a  mesmo que por poucos dias – para aprofundar sua percepção de Deus. Este é o propósito dos Retiros da SRF.

 

O Primeiro Retiro da Self-Realization Fellowship

Após uma prolongada viagem para a Índia, em 1936, Paramahansa Yogananda foi presenteado com um Eremitério à beira-mar na costa da Califórnia, em uma pequena cidade chamada Encinitas. Com admiração, Paramahansaji reconheceu o edifício que lhe havia aparecido em visões várias vezes desde sua juventude e sobre o qual seu guru, Swami Sri Yukteswar, havia feito uma profecia –“um retiro junto ao oceano.”

ImageO Eremitério de Encinitas foi utilizado por Yoganandaji por muitos anos como seu próprio retiro espiritual, onde se afastava do público, concentrando-se em comungar com Deus e em escrever os livros com seus ensinamentos para futuras gerações de discípulos. Em seus aposentos em Encinitas, que são hoje mantidos como um santuário da mesma maneira que ele os deixou em 1952, ele escreveu seus comentários aos Evangelhos A Yoga de Jesus e The Second Coming of Christ, Cantos Cósmicos e o clássico espiritual Autobiografia de um Iogue.

Image(...) Certa visão de outrora— 
De encarnações passadas —  
Sobre um retiro, uma flor sonhada,
Brotou nos jardins de minh’alma.
Por muitas eras vinha sendo acarinhada,
Pela cálida brisa de Suas bênçãos
abençoada,
Até que nesta vida,
Longe de todo conflito, 
Fora do alcance de qualquer ruído
Nas falésias de Encinitas,
A flor de meu sonho desabrochou. (...)
(extraído do poema de Paramahansaji intitulado “O Eremitério-Sonho da Yogoda”, de sua coletânea de poesias Songs of the Soul)

 

ImageAinda que o doador pretendesse que o Eremitério fosse um retiro particular para seu guru, Paramahansaji não quis reservar um lugar tão lindo somente para seu exclusivo deleite. Nas extensas vistas do oceano nas falésias do Eremitério, ele encontrava lembranças constantes da presença do Espírito, e em seu amor universal ele aspirava a compartilhar esta paz e beleza divinas com outras pessoas. Ele tinha esperanças de que Encinitas se tornaria um lugar onde membros e amigos da Self-Realization Fellowship de todo o mundo pudessem ir para cultivar um relacionamento mais profundo com Deus e também para encontrar renovação mental e física. Consequentemente, eram raros os fins de semana em que os quartos do Eremitério não estavam totalmente ocupados por estudantes e amigos de outras cidades. 

Assim nasceu o primeiro Retiro da SRF, “junto ao oceano”; e também iniciou uma nova fase na vida de Paramahansa Yogananda e de sua organização mundial. Depois de retornar da Índia em 1936, Paramahansaji percebeu que era a hora de se retirar parcialmente das multidões e de suas palestras públicas para trabalhar em seus escritos, os quais permitiriam que a mensagem da Kriya Yoga alcançasse mais almas do que se ele fosse entrar em contato pessoalmente. No belo eremitério que o esperava em Encinitas, o Guru encontrou o local ideal para passar mais tempo em reclusão e em comunhão profunda com Deus. 

Anos mais tarde, em 1966, a Self-Realization Fellowship construiu novas instalações adjacentes ao Eremitério, abertas para membros e amigos que queiram fazer retiro em Encinitas.

 

O Retiro de Armação

ImageEm 2006, setenta anos após Yoganandaji ter sido presenteado com o Eremitério de Encinitas como um eco da profecia de seu guru Sri Yukteswar, a Self-Realization Fellowship recebeu a doação do Retiro de Armação-Penha, em Santa Catarina, Brasil – aceitando esta propriedade como seu segundo “retiro junto ao oceano” e o primeiro retiro oficial na América Latina.

Hoje, o Retiro de Armação oferece aos amigos e membros brasileiros e sul-americanos da SRF um local onde podem se reunir com o propósito único de se afastar da inquietude e distrações do dia a dia para pensar e comungar com Deus – para então voltar à sua rotina diária trazendo Deus de volta consigo.

ImageTalvez você venha fazer retiro para descansar, encontrar inspiração e renovação espiritual. Talvez esteja procurando resposta a perguntas ou solução de problemas que somente são resolvidos com profunda reflexão, compreenssão e orientação interior. Qualquer que seja a razão pela qual venha passar alguns dias no Retiro de Armação, o sucesso de seu esforço repousa, em última análise, no seu relacionamento pessoal com Deus – o Espírito divino que é a Fonte da vida, da sabedoria, da saúde e da felicidade. Na medida em que cultivar interiormente a consciência de Sua presença, você receberá inspiração, segurança e orientação para resolver todas as dificuldades da vida.

 
Imagens Aleatórias
Vejas as fotos